Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












O papel da ANS com relação aos planos de saúde e como os consumidores podem utilizar o órgão

Home Blog O papel da ANS com relação aos planos de saúde e como os consumidores podem utilizar o órgão
Compartilhe:

Fazer um plano de saúde nos dias de hoje é um recurso ainda para poucos. No Brasil, são cerca de 50 milhões de pessoas que usufruem desse recurso, o que representa apenas 30% da população total.

A maioria dos beneficiários, cerca de 43%, recebe o auxílio por meio da empresa onde trabalham. Aqueles que pagam por um plano com dinheiro do próprio bolso, representam aproximadamente 36%, e os outros 21% são aqueles que têm o benefício pago por terceiros.

Se você quiser continuar lendo sobre as vantagens de se fazer um plano de saúde, continue lendo esse artigo.

Os objetivos da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Criada em 2000 e com sede no Rio de Janeiro, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, funciona como agência reguladora dos planos de saúde existentes no país. Essa regulamentação visa assegurar o interesse público através da criação de normas, controle e fiscalização que são definidas pelo Governo.

Um dos objetivos para a criação da ANS é também promover desenvolvimento das ações de saúde no país. Para isso a agência verifica se as leis estão sendo devidamente cumpridas, se as relações entre as operadoras e as prestadoras de serviço estão regularizadas, entre outras avaliações.

Também é papel do órgão, autorizar reajustes das mensalidades dos planos individuais e familiares, respeitando a Lei de Planos de Saúde, o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal, porque são decretos hierarquicamente superiores.

Como deve ser a cobertura de um plano de saúde?

Definitivamente a cobertura de um plano de saúde deve ser muito bem observada e analisada, para que surpresas desagradáveis possam ser evitadas. É fundamental saber quais são as coberturas do plano em questão e também conhecer a rede credenciada pelo tipo escolhido.

Com base em cada tipo de atendimento, os planos de saúde são obrigados a oferecer uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Antes de verificar se você possui o direito de passar por certo procedimento, cheque qual é o seu tipo de plano. 

Vantagens de se fazer um plano de saúde

Parte das vantagens em assinar um convênio estão ligadas a:

-Rapidez no atendimento;

-Mais agendamentos em consultas preventivas;

-Aumento da expectativa de vida;

-Cobertura em todo território nacional;

-Possibilidade de atendimento em outros países;

-Inclusão de um plano odontológico

Quando alguém opta por assinar um plano de saúde, a ANS dispõe de um portal completo onde o interessado pode tirar todas as suas dúvidas sobre cobertura territorial, quais enfermidades cada plano cobre e, especialmente, quais direitos estão assegurados para quem assina o contrato.

Atendimento ao consumidor

Dentro do site da ANS existe uma seção chamada Espaço do Consumidor onde os interessados podem tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado ao plano de saúde, como também registrar dúvidas e queixas sobre alguma infração que possa estar acontecendo.

Entre as dúvidas mais acessadas no portal estão aquelas relacionadas aos exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos consumidores. A lista de restrições que podem ou não serem feitas pelos convênios são igualmente pesquisadas pelos pacientes que estão cada vez mais atentos sobre seus direitos.

De igual importância existe também a seção chamada Caminho do Consumidor, onde as pessoas podem descobrir os passos a serem seguidos em procedimentos que vão desde a pesquisa por um plano de saúde ideal até o cancelamento deste benefício.

Como percebemos, tirar dúvidas sobre esse tipo de auxílio não é tão complicado como algumas pessoas podem pensar.

A ANS oferece um ótimo suporte e nós da Moreira e Medeiros também estamos à disposição. Venha esclarecer suas dúvidas com a gente!

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.