Fechar
Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação. Para você
Para sua empresa
|
Fazer um plano de saúde nos dias de hoje é um recurso ainda para poucos. No Brasil, são cerca de 50 milhões de pessoas que usufruem desse recurso, o que representa apenas 30% da população total.
A maioria dos beneficiários, cerca de 43%, recebe o auxílio por meio da empresa onde trabalham. Aqueles que pagam por um plano com dinheiro do próprio bolso, representam aproximadamente 36%, e os outros 21% são aqueles que têm o benefício pago por terceiros.
Se você quiser continuar lendo sobre as vantagens de se fazer um plano de saúde, continue lendo esse artigo.
Criada em 2000 e com sede no Rio de Janeiro, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, funciona como agência reguladora dos planos de saúde existentes no país. Essa regulamentação visa assegurar o interesse público através da criação de normas, controle e fiscalização que são definidas pelo Governo.
Um dos objetivos para a criação da ANS é também promover desenvolvimento das ações de saúde no país. Para isso a agência verifica se as leis estão sendo devidamente cumpridas, se as relações entre as operadoras e as prestadoras de serviço estão regularizadas, entre outras avaliações.
Também é papel do órgão, autorizar reajustes das mensalidades dos planos individuais e familiares, respeitando a Lei de Planos de Saúde, o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição Federal, porque são decretos hierarquicamente superiores.
Definitivamente a cobertura de um plano de saúde deve ser muito bem observada e analisada, para que surpresas desagradáveis possam ser evitadas. É fundamental saber quais são as coberturas do plano em questão e também conhecer a rede credenciada pelo tipo escolhido.
Com base em cada tipo de atendimento, os planos de saúde são obrigados a oferecer uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Antes de verificar se você possui o direito de passar por certo procedimento, cheque qual é o seu tipo de plano.
Parte das vantagens em assinar um convênio estão ligadas a:
-Rapidez no atendimento;
-Mais agendamentos em consultas preventivas;
-Aumento da expectativa de vida;
-Cobertura em todo território nacional;
-Possibilidade de atendimento em outros países;
-Inclusão de um plano odontológico
Quando alguém opta por assinar um plano de saúde, a ANS dispõe de um portal completo onde o interessado pode tirar todas as suas dúvidas sobre cobertura territorial, quais enfermidades cada plano cobre e, especialmente, quais direitos estão assegurados para quem assina o contrato.
Dentro do site da ANS existe uma seção chamada Espaço do Consumidor onde os interessados podem tirar dúvidas sobre qualquer assunto relacionado ao plano de saúde, como também registrar dúvidas e queixas sobre alguma infração que possa estar acontecendo.
Entre as dúvidas mais acessadas no portal estão aquelas relacionadas aos exames, consultas, cirurgias e demais procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos consumidores. A lista de restrições que podem ou não serem feitas pelos convênios são igualmente pesquisadas pelos pacientes que estão cada vez mais atentos sobre seus direitos.
De igual importância existe também a seção chamada Caminho do Consumidor, onde as pessoas podem descobrir os passos a serem seguidos em procedimentos que vão desde a pesquisa por um plano de saúde ideal até o cancelamento deste benefício.
Como percebemos, tirar dúvidas sobre esse tipo de auxílio não é tão complicado como algumas pessoas podem pensar.
A ANS oferece um ótimo suporte e nós da Moreira e Medeiros também estamos à disposição. Venha esclarecer suas dúvidas com a gente!