Fechar
Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação. Para você
Para sua empresa
|
Conhecer detalhes dos assuntos relacionados à previdência é importante para qualquer trabalhador. Ficar por dentro dos seus direitos é de fundamental importância.
Com base nisso, os regimes financeiros são métodos de financiamento feitos com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações assumidas por planos de benefícios de previdência.
Dentro de um plano previdenciário, incluindo a previdência privada, existem várias formas para o financiamento dos benefícios.
Cada uma se molda de acordo com conceitos representados por três regimes financeiros distintos. São eles: repartição simples, capitalização e repartição de capital de cobertura.
Leia o artigo e entenda o que é a repartição simples e a capitalização.
Repartição simples
Também conhecida como regime orçamentário, realiza a divisão entre os contribuintes das despesas com o pagamento dos benefícios em manutenção.
Ele faz o cálculo das contribuições, que devem ser arrecadadas para atender, de forma exclusiva, ao pagamento das parcelas dos benefícios nesse mesmo período.
O regime é adotado pelas previdências públicas em quase todos os países do mundo, também utilizado no financiamento de alguns beneficiários previdenciários bem específicos, que são oferecidos pelos sistemas complementares.
A repartição simples e o pacto direto entre gerações
A repartição simples trata-se de um regime que propõe um pacto bem direto entre gerações.
Os trabalhadores ativos, compostos pela geração atual, pagam os benefícios dos que estão inativos, compostos pela geração passada.
O pagamento dos benefícios próprios irá depender da geração futura manter o pacto intergeracional. Essa geração será constituída de novos trabalhadores que irão ingressar no sistema previdenciário.
No Brasil, um exemplo é o Regime Geral da Previdência Social, que tem o objetivo de dividir entre os contribuintes do sistema (geração atual) os pagamentos dos benefícios que se encontram em manutenção.
O regime de capitalização
Tem como característica principal o pré-financiamento do benefício. Isso significa que o próprio trabalhador, durante a fase de laboração, irá produzir um montante de recursos necessários para sustentar o seu benefício previdenciário.
Portanto, o pacto direto entre as gerações não existe, diferente da repartição, pois é o próprio beneficiado que faz o financiamento dos seus benefícios previdenciários.
Qual a lógica do regime de capitalização?
A lógica do regime de capitalização consiste que o próprio colaborador, durante a fase de laboração, acabe gerando um montante de recursos que são necessários para suportar o Custo Total da aposentadoria.
Por conta disso, é denominado regime de pré-financiamento. Os fatores que mais impactam esse regime são as mudanças das taxas de juros e da expectativa de vida da população.
Ficar atento aos assuntos relacionados à previdência é muito importante. Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais, para obter conhecimento através da leitura de nossos artigos.
Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Teremos prazer em te ajudar.