Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Acidentes em home-office: será que o seguro empresarial cobre esse tipo de dano? 

Home Blog Acidentes em home-office: será que o seguro empresarial cobre esse tipo de dano? 
Compartilhe:

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, empresas tiveram os seus processos de trabalho impactados. A opção home-office ganhou mais força ainda, pois surgiu como possibilidade de reduzir o contágio da doença. Em síntese, o cenário é bastante delicado e dúvidas comuns surgem tanto para empresários como para os seus colaboradores. Dentre elas, uma comum: será que o seguro empresarial cobre acidentes em home-office?

Para esclarecer esse questionamento, elencamos as principais coberturas do seguro empresarial para o contexto no qual estamos inseridos e outros pontos que merecem a sua atenção. Confira!

Como funciona o Seguro de Vida Empresarial e principais coberturas?

O seguro de Vida empresarial é uma modalidade caracterizada por resguardar colaboradores da companhia e pode se estender para cônjuge, filho e pais. Funciona nos casos que impeçam o trabalhador de exercer suas atividades ou quando ocorre morte. Lembrando que a segurança depende das coberturas contratadas. As mais comuns são:

  • Invalidez;
  • Doenças graves;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO);
  • Morte;
  • Assistência funeral.

Esses são apenas alguns exemplos de coberturas básicas, mas existem as adicionais à disposição da instituição. Os benefícios vão desde ser um ponto positivo para a contratação de novos profissionais até a redução no pagamento de Imposto de Renda.

Acidentes domésticos x Acidentes em home office 

É muito comum para quem trabalha em casa ter a dúvida ao configurar os acidentes, que podem ser domésticos ou acidentes em home office. Isso ocorre porque, geralmente, o funcionário neste regime precisa conciliar o seu trabalho com as demais atividades domésticas, como cozinhar, lavar roupas, entre outras tarefas.

Dessa forma, para entender a diferença real entre acidente doméstico e acidente do home office muitos fatores precisam ser levados em consideração. O principal deles é se o acidente ocorreu fora da jornada de trabalho ou se foi relacionado ao desempenho da função.

Imagine o exemplo, se o colaborador escorrega enquanto lava louças no horário de almoço, trata-se de um acidente doméstico. Por outro lado, se ele recebeu uma descarga elétrica que causou algum dano ao usar o notebook durante a jornada de trabalho, o acidente é do trabalho ou, neste caso, do home office.

Assim, compreender essa diferença é um passo importante para associar quais as reais coberturas de um seguro de vida empresarial para a modalidade home office. De qualquer forma, o ideal é sempre ficar atento à legislação trabalhista, que prevê responsabilidades da companhia perante o funcionário.

Afinal, o seguro empresarial cobre acidentes em home office?

A resposta é sim! O seguro empresarial também cobre os acidentes que ocorrem durante o home office. Isso por que, perante a lei, o empregador deve fornecer segurança e acompanhar se o colaborador segue as normas e orientações de segurança enquanto articula-se na função.

Ou seja, mesmo sem estar presencialmente na empresa, ainda assim, o empregador precisa garantir o bem-estar e proteção do funcionário. Nesse sentido, mesmo em casa, o colaborador deve ter todos os instrumentos de trabalho e infraestrutura providenciados pela empresa.

Por exemplo, um funcionário da área de tecnologia teve uma grave lesão na bacia após cair de sua cadeira que quebrou enquanto ele atuava em sua função no home office. Como o acidente ocorreu durante a sua jornada de trabalho, a responsabilidade pelo ocorrido é deu seu empregador.

Neste exemplo, ele pode acionar o Seguro empresarial e, caso tenha contratado, contar com indenizações e eventuais custeios com despesas hospitalares. E toda cobertura é feita por parte da seguradora.

Portanto, é notório que cada vez mais as pessoas estão aderindo ao home office. Agora, então, a aderência subiu em números consideráveis. Uma pesquisa recente realizada pelo Álvaro Melo, presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho, constatou que 32,5% da população mundial trabalha em casa. No Brasil, esse montante supera os 12 milhões de brasileiros.

Investir em um seguro empresarial é sinônimo de tranquilidade para ambas as partes envolvidas. Se você quer conhecer um pouco mais sobre como funciona essa modalidade, basta nos acionar clicando no link ao lado. Dúvidas sobre seguro empresarial.

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.