Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Tudo o que você precisa saber sobre o seguro especializado para dentistas

Home Blog Tudo o que você precisa saber sobre o seguro especializado para dentistas
Compartilhe:

Quem trabalha diretamente na área da saúde acaba se expondo a diversas situações. É importante que o profissional fique atento aos riscos inerentes da atuação no segmento, independente da função exercida.

O dentista, por sua vez, ocupa um lugar de destaque. Várias falhas podem ocorrer durante a prestação de serviços. Com isso, os pacientes podem fazer reclamações judiciais e extrajudiciais dos eventuais direitos.

Para solucionar essas falhas, existe um seguro especializado para quem trabalha no segmento da saúde, sobretudo, para os dentistas. Trata-se do seguro RC Dentista (seguro de responsabilidade civil para dentistas).

Entenda o que é o seguro RC Dentista         

Trata-se de uma vertente do seguro de responsabilidade civil profissional. Esse tem o objetivo de proteger o segurado de erros, atos e omissões que geram danos diretos a um terceiro.

Tem como foco, diversas áreas. É aí que surge o RC Dentista, totalmente especializado para o profissional odontológico.

Alguns riscos podem ocorrer no exercício da profissão de dentista. Alguns exemplos: erro na atividade restauradora; equívoco na definição do diagnóstico; dano estético; falta de acordo com os pacientes; erros de implantes e falhas na anestesia.

Principais coberturas do seguro

As principais coberturas do seguro possuem relação direta a danos corporais e danos materiais que o dentista pode causar a algum terceiro, no exercício da função. Alguns exemplos: quando ocorre um ferimento grave na boca de um paciente durante uma limpeza ou uma cirurgia na região do maxilar que acaba deixando sequelas.

Também cobre casos de custos de defesa. Ou seja, se o paciente resolver mover uma ação civil contra o dentista, o seguro garante os custos que o profissional terá com advogados, até que o processo finalize. Esse processo de cobertura será mediante reembolso ou pagamento da fatura, de acordo com o que foi firmado em contrato.

Também existem coberturas para danos existenciais, a perda de uma chance e a necessidade de restituição de imagem.

Principais problemas que as seguradoras enfrentam quando ocorre um sinistro

Alguns problemas podem ocorrer em caso de sinistro. Tanto as seguradoras, quanto o segurado devem ficar cientes.

– Prontuário incompleto: ele acaba deixando a defesa judicial do segurado enfraquecida, sendo que a falta de informações sobre os procedimentos realizados é nítida.

– A falta do Termo de Consentimento junto ao paciente: é um problema que pode gerar um transtorno grande. Trata-se da documentação que especifica os procedimentos que devem ser realizados. Os prazos e os riscos de exposição dos pacientes são de suma importância na ocorrência de reclamações.

– Registro de falhas do paciente no prontuário: também é de fundamental importância destacar nos prontuários, os procedimentos recomendados e que não foram seguidos, que podem ter ocasionado alguns danos.

Os erros acontecem. Por isso é importante que você, enquanto profissional de saúde, sobretudo, dentista, saiba lidar com todas essas questões. Ter um seguro que cobre todos esses problemas é fundamental. A sua carreira está em jogo.

Recomendamos também o artigo “Por que preciso de uma corretora de seguros?”. Em caso de dúvida ou sugestão, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar!

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.