Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Seguro auto: condições especiais para as pessoas com deficiência

Home Blog Seguro auto: condições especiais para as pessoas com deficiência
Compartilhe:

Você sabia que as pessoas com deficiência possuem condições especiais na contratação do seguro auto? É um benefício estabelecido e que todos devem conhecer.

O público PCD, como também são conhecidas as pessoas portadoras de alguma deficiência física, possui o direito de realizar a compra de carros com a isenção de alguns impostos:

– ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

– IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).

– IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

– IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Alta procura do público PCD por veículos

 No ano de 2018, por exemplo, cerca de 13% dos veículos vendidos no Brasil foram adquiridos por pessoas com deficiência. A informação é da Abridef (Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida).

Com a alta procura do público PCD por veículos, o mercado de seguros cresce exponencialmente.

Algumas seguradoras possibilitam a contratação de um seguro específico para veículos adquiridos com isenção de impostos. Dessa forma, as companhias fornecem produtos especiais para o público PCD.

Em situações de perda total, roubo ou furto, as indenizações podem ser pagas de formas diferentes, segundo as regras de cada seguradora.

Regras especiais para a indenização do seguro auto para pessoas com deficiência

 O valor da aquisição do veículo acaba sendo diferenciado diretamente das concessionárias. Isso devido ao abatimento de impostos na compra do veículo por parte de pessoas com deficiência.

Dessa forma, caso ocorra um sinistro de indenização integral, como por exemplo, perda total, roubo ou furto sem recuperação, o pagamento poderá ser feito de diferentes maneiras. Veja quais são elas:

1 – Pagamento de indenização entre 65 e 80% da Tabela FIPE, conforme escolha do segurado, previsto na apólice. Nesse caso, o segurado fica responsável pelo recolhimento dos impostos.

2 – Indenização de 100% da FIPE, com a seguradora descontando os impostos que ainda não foram quitados.

3 – Pagamento da indenização de 100% do valor do veículo na Tabela Fipe e quitação de impostos realizadas pela própria seguradora, mediante a inclusão de cláusula de cobertura especial ou não.

4 – Indenização de 100% do valor que consta na Tabela FIBE, só depois da quitação dos impostos e apresentação dos comprovantes de pagamento por conta do segurado.

Atenção aos detalhes das coberturas

 Antes de fazer a contratação do seguro auto com isenção de impostos, as pessoas com deficiência devem se atentar aos detalhes das coberturas.

Caso o segurado conte com carro reserva na apólice, por exemplo, é necessário verificar se a seguradora oferece veículo de porte médio e automático.

Existem alguns seguros oferecidos ao público PCD que já incluem como cobertura, a opção de carro reserva de porte médio e câmbio automático, por exemplo.

Outras seguradoras também oferecem o serviço de táxi. Pode ser uma excelente alternativa para as pessoas que dirigem veículos adaptados.

Se o veículo tiver adaptações, como, por exemplo, alavanca de aceleração e frenagem com as mãos, é imprescindível indicar para a seguradora e contratar a cobertura para acessórios.

Assim, se existir danos ao automóvel, os itens utilizados para a adaptação também serão indenizados. Também é importante destacar que nem todas as seguradoras se dispõem de seguros específicos customizados para o perfil.

A importância do seguro auto

 Além das pessoas com deficiência, também vale ressaltar a importância do seguro auto para outros públicos. Todos estão sujeitos a enfrentarem alguns imprevistos no trânsito. Ter um serviço que pode suprir a suas necessidades em caso de sinistro é fundamental.

Um exemplo: se o seu carro for roubado, você recebe a indenização por parte da seguradora e evita um grande prejuízo, caso seja segurado.

Também existe proteção do serviço em casos de colisão, onde o automóvel sofre perda parcial ou total.

Outros benefícios que devem ser destacados são os de assistência 24 horas, que fornece auxílio nos momentos de maior complicação. O exemplo: se a bateria descarregar durante o trajeto, você tem a opção de acionar o seguro e receber todo o suporte necessário.

Em conclusão, Viu como seguro auto é fundamental? Principalmente para a pessoa com deficiência. Os benefícios são fundamentais. Lembre-se de fazer uma pesquisa bastante minuciosa antes de realizar a contratação.

Entre em contato conosco. A Moreira e Medeiros pode te ajudar. Faça agora mesmo a sua cotação!

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.