Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros?

Home Blog Qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros?
Compartilhe:

Vamos mostrar neste artigo as diferenças entre uma seguradora e uma corretora de seguros que é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Que acabam se confundindo com qual papel cada uma dessas organizações realmente representa.

Resumidamente as seguradoras e corretoras de seguros são bem diferentes, as corretoras  são empresas que vendem seguros, já as seguradoras são as empresas responsáveis pelas indenizações do seguro.

O que é uma seguradora?

A seguradora, é a empresa que irá assumir o risco e indenizar o segurado por qualquer tipo de dano ou detrimento de acordo com o que estava previsto no contrato. Por exemplo, se você tiver o carro roubado ou algum outro tipo de sinistro que conste na apólice a seguradora irá arcar com a indenização.

Para se tornar uma seguradora, essa empresa interessada, precisa ser autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), principal órgão e responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil, para a comercialização de seguros.

Porque a autorização da SUSEP é importante?

A Superintendência de Seguros Privados, garante que todos os direitos dos consumidores indicados na apólice de seguro auto no momento da contratação sejam respeitados, além de haver o bom funcionamento do mercado de seguros entre a parceria das seguradoras e as corretoras de seguros, empresas que estão juntas para comercialização das apólices.

Isto é, se uma seguradora não tem a autorização concedida pela SUSEP, quer dizer que não há garantias de que elas terão os recursos financeiros o suficiente para indenizar os seus segurados.

A Moreira e Medeiros trabalha com as melhores e mais reconhecidas seguradoras do mercado, pensando sempre na saúde e segurança de seus clientes. Oferecemos um serviço de consultoria para atender às suas necessidades indicando o plano mais adequado para você, sua empresa e família.

O que é uma corretora de seguro?

A corretora de seguro é a empresa autorizada a vender seguros e que intercede a negociação, por meio da corretora você faz alterações na apólice e inclui e exclui coberturas. Ela serve para facilitar a burocracia.

Mesmo que a corretora não seja responsável pelo seguro em si, ela te ajuda na escolha do perfil mais adequado, dentro das suas necessidades, evitando assim, gastos desnecessários relacionados a coberturas que você não irá utilizar.

Pense bem, para que contratar um serviço com guincho ilimitado se você não faz viagens muito longas? Mas se você utiliza o carro para trabalhar todos os dias, a contratação de um carro reserva seria fundamental.

A corretora não é a responsável pelo seguro em si, seu grande papel é representar o segurado na contratação de um seguro, seja para pessoa física ou jurídica.

Posso contratar sem um corretor?

Não existe nenhuma lei que proíbe que uma pessoa faça a contratação de um seguro sem o intermédio de um corretor, apesar disso, essa prática não traz nenhum benefício para o segurado, já que sem o intermédio de uma corretora o seguro não irá ficar mais barato ou mais caro.

A corretora de seguros realiza o papel de assessoria com a seguradora para que tudo que esteja em contrato seja cumprido e também é um meio mais simples de entrar em contato com a seguradora.

Ela irá entender o seu perfil para oferecer um plano que se adéque a todas essas informações. Além disso, caso tenha algum sinistro, por exemplo, a corretora de seguros auxilia nos processos junto à seguradora para o recebimento da indenização.

Quando o segurado precisar acionar o seguro, ele vai procurar a sua corretora, que realizará as ações legais para que receba sua indenização. Tudo isso sempre seguindo aquilo que consta no contrato.

É a corretora, representada por um profissional corretor, que fica responsável por fazer cumprir aquilo que está determinado na apólice contratada.

Quais as vantagens de contratar uma corretora de seguros?

Segurança: Tendo o suporte de uma boa corretora, o interessado tem a certeza de estar realmente amparado pela seguradora e de que seus interesses serão observados no momento em que ele precisar acionar o seguro.

Praticidade: A corretora fica responsável pelas questões legais e o processo de contratação da apólice, minimizando as preocupações do interessado pelo seguro.

Transparência: A corretora vai observar todos os detalhes das cláusulas do contrato e manter a clareza para que o interessado possa contratar um seguro tendo certeza do produto que está adquirindo.

Opções: A corretora também apresenta para o interessado as diversas opções de produtos e pode até mesmo trazer soluções diferentes para cada caso, pois, existem muitas variações para um mesmo produto e aqueles que são mais indicados para certas situações.

A corretora de seguros atua como sua protetora, pois, é ela quem vai te ajudar a prever possíveis riscos e que estará sempre disponível caso algum problema repentino apareça. Se você quer entender melhor porque deve contratar uma corretora de seguros, leia nosso artigo sobre isso e tire todas suas dúvidas.

 

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.