Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Plano de saúde individual x coletivo: qual é o mais vantajoso?

Home Blog Plano de saúde individual x coletivo: qual é o mais vantajoso?
Compartilhe:

Uma dúvida constante de quem é empreendedor, autônomo ou profissional liberal é em relação ao plano de saúde ideal. Qual opção é a mais vantajosa? O individual ou o coletivo?

O objetivo do artigo é apontar a diferença dos dois serviços e mostrar qual é o mais vantajoso para você que possui um negócio.

A diferença entre o plano individual e o coletivo

 Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que regula os serviços relacionados ao segmento, ao realizar a aquisição do plano de saúde diretamente com a operadora ou por intermédio de um corretor autorizado, ele será individual ou familiar.

Por outro lado, quanto ao plano de saúde coletivo, de acordo com a ANS existem dois tipos de vertentes.

Um deles é o empresarial, destinado a prestar assistência à saúde dos colaboradores da empresa contratante, devido ao vínculo empregatício ou estatutário. O outro é o coletivo por adesão, contratado por pessoas jurídicas de cunho profissional, setorial ou classista, como, por exemplo, conselhos e sindicatos.

Logo, para contratar o plano coletivo você deverá, a princípio, se vincular a alguma empresa, sindicato ou associação.

Afinal, qual dos dois é o mais vantajoso?

Os planos de saúde coletivos costumam ser mais baratos que os individuais. Porém, a seguradora pode aplicar o aumento que desejar em relação à mensalidade.

Quanto ao reajuste, ele é regulamentado pela ANS e não pelo governo federal. O plano PF é calculado inteiramente pela ANS, que emite um atuário em seu site com todas as regras.

O reajuste do coletivo e do plano empresarial, seguem regras de acordo com cláusula contratual. Ela determina os reajuste conforme algumas regras. Um exemplo que vale ser ressaltado:
Se a sinistralidade da empresa está equilibrada, ele poderá receber apenas reajustes financeiros (IGPM, IPCA ou VCMH) e será de acordo com o contrato.

Logo, o ideal é fazer a troca?

 Após o que foi apresentado, outra dúvida surge. Se você tem um plano coletivo, o ideal é trocar para um individual?

A resposta é não. Poucas corretoras estão investindo na oferta de novos planos individuais. Portanto, optar pelo coletivo é a melhor solução. O ideal é procurar por uma empresa confiável e que proporcione preços econômicos.

Sanou a sua dúvida em relação ao melhor tipo de plano de saúde? Continue acompanhando o nosso blog, pois mais conteúdos interessantes sobre o segmento serão publicados.

Conheça a Moreira e Medeiros e faça a sua cotação agora mesmo!

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.