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Durante uma vida inteira, muitos imprevistos podem acontecer. Os fatos inesperados envolvendo a sua saúde e da sua família e dos seus funcionários são, sabidamente, os que mais exigem cuidados e geram preocupação.
Mas como escolher o plano de saúde ideal?
O melhor plano de saúde será sempre aquele que é adequado para o seu perfil e as suas necessidades, considerando a sua idade, renda, o local onde mora, número de dependentes e os hábitos de vida de sua família, dentre outras particularidades.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipula a cobertura mínima obrigatória que os planos devem oferecer aos participantes dos planos. Além dessa lista, as operadoras podem disponibilizar coberturas adicionais, como assistência farmacêutica, assistência/internação domiciliar e resgate domiciliar, por exemplo, o que deve ser especificado no contrato.
Para a escolha do seu plano, é preciso analisar a garantia da cobertura obrigatória e também as coberturas adicionais, o acesso a serviços considerando os prazos de carência ou de cobertura parcial temporária para a utilização do seu plano de saúde.
Cada plano tem a sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde. Por isso, junto com o plano de saúde, você estará escolhendo a rede de prestadores de serviços que vai utilizar. Antes de escolher seu plano de saúde reflita: Em que unidades ou por quais profissionais eu quero ser atendido?
Na hora de escolher o plano, tenha também em mente o tipo de acomodação que deseja ou pode utilizar no caso de internação. Há planos que oferecem acomodação coletiva (enfermaria) e outros que oferecem acomodação individual (apartamento).
Ao avaliar o preço de um plano de saúde, não esqueça de considerar todas essas características. Compare os planos disponíveis no mercado e só depois decida o que melhor atende ao que você deseja.
A ANS recomenda cuidados legais como solicitar o registro da operadora e do plano na agência para conhecer o desempenho dessa operadora de planos e a posição dela no ranking das empresas do setor que mais recebem reclamações de seus consumidores. Como parte do nosso controle de qualidade no atendimento aos nossos clientes, esses cuidados já são adotados pela Moreira e Medeiros antes de indicar um plano de saúde.
Mais informações no site da ANS (www.ans.gov.br em Planos e Operadoras – Espaço do Consumidor).