Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












O que é o Imposto de renda e como declará-lo

Home Blog O que é o Imposto de renda e como declará-lo
Compartilhe:

Todo cidadão com rendimento de determinado valor, seja pessoa física ou jurídica, já tem compromisso marcado com a Receita Federal, órgão responsável pela administração do Imposto de Renda.

Esse é o tributo mais famoso em nosso país, por isso, quase toda a população já ouvir falar ou teve que lidar com ele. Mas o que muitas vezes acontece, é que apesar de sempre realizar esse pagamento, muitas pessoas não sabem muito bem do que se trata e muito menos para o que ele serve.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com informações sobre Imposto de Renda para acabar de vez com as suas dúvidas.

Você sabe o que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, assim, cidadãos com mais renda pagam mais impostos e cidadãos com uma renda menor, pagam menos impostos.

Podemos classificar o Imposto de Renda como um valor anual descontado em cima dos rendimentos dos trabalhadores e das empresas do Brasil, por esse motivo, ele se divide em duas categorias: o Imposto de Renda Pessoa Física e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Confira um pouco mais sobre cada uma dessas categorias:

  • Imposto de Renda Pessoa Física: cai sobre a renda do cidadão residente no Brasil ou no exterior, mas que recebe de fontes do Brasil;
  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica: esse imposto é destinado a empresas brasileiras. Nesse caso, cai sobre o lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado, dependendo da atividade desenvolvida e do porte do negócio.

Quem está isento de declarar o Imposto de Renda?

A Receita considera isento da declaração:

  • Cidadãos que tenha renda mensal até R$1.903,98;
  • Aqueles que tenham rendimento proveniente de aposentadoria, pensão por morte ou reforma (militares);
  • Portadores de doenças graves que se enquadram na Lei nº7.713/88 ou que sejam diagnosticados com doenças como AIDS, contaminação por radiação, neoplasia maligna, cegueira, entre outras.

Como declarar o Imposto de Renda?

Por meio do Programa IRPF, você pode fazer sua declaração pela internet, basta realizar o download no site da Receita Federal.

Na hora do preenchimento, existem duas diferentes modalidades: a simples e a completa. O próprio programa te sugere qual opção é a melhor conforme você vai preenchendo. Mas é importante definir com antecedência qual delas você acha a mais adequada para você.

Tenha em mãos os documentos e comprovantes. Alguns deles são:

  • Informes de rendimento que trazem os valores recebidos;
  • Comprovantes de despesas que poderão ser abatidas, como plano de saúde, consulta médica, entre outros;
  • Documentos que comprovem a aquisição de algum bem, como carros, casas, entre outros.

Por que declarar o Imposto de Renda?

Para as empresas, a principal motivação é a certificação de que todos os tributos estão sendo pagos como devem e a empresa tem crescido de forma legal. Esse controle feito para a declaração pode auxiliar na observação da saúde da empresa e nas análises de desempenho do ano. É através do imposto, também, que a empresa retorna para a sociedade, em forma de serviços financiados pelo dinheiro arrecadado, uma certa contribuição.

Já para os cidadãos, é uma forma de recolher os impostos pagos em excesso, garantir e provar a legalidade dos seus ganhos e contribuir, também, com a sociedade através dos serviços beneficiados.

Agora você compreende melhor para que serve o Imposto de Renda? Nós somos uma empresa corretora de seguros e temos como objetivo prestar serviços de consultoria para esclarecer as suas dúvidas.

Continue nos acompanhando, pois, estaremos sempre dispostos a atender as suas necessidades de forma ágil e transparente.

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.