Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Saiba quais são as modalidades de seguro mais fraudadas no Brasil

Home Blog Saiba quais são as modalidades de seguro mais fraudadas no Brasil
Compartilhe:

As fraudes estão presentes em qualquer segmento. No mercado de seguros elas crescem cada vez mais.

Muitas pessoas agem de má fé. Quando o tradicional “jeitinho brasileiro” fica responsável por maquiar os detalhes de alguma ocorrência em específico, os demais consumidores infelizmente arcam com a conta.

O crescimento das fraudes deve-se a dificuldade em apurar as devidas informações no mercado de seguros. Se um cliente informa que teve o veículo roubado, a seguradora irá oferecer a cobertura que vendeu. A não ser que os dados sejam bem desconexos.

Existem muitos segurados que distorcem a informação ou provocam o dano de propósito. Fazem isso com facilidade, pois chegar até a constatação demanda tempo, investigação e dinheiro. Tudo isso com o único objetivo de receber o reembolso no futuro.

Feita a introdução, o objetivo do artigo é apresentar as duas modalidades de seguro mais fraudadas no Brasil. Veja:

Seguro auto

Em suma, as fraudes envolvendo o sinistro de veículos estão em primeiro no ranking das maquinações mais comuns.

De acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), no ano de 2009 as suspeitas de fraude no seguro auto ficaram responsáveis por 1,2 bilhão de reais de um total de 10,1 bilhões pagos em indenizações.

Um caso bem corriqueiro no segmento é a inversão de responsabilidade. Ela ocorre quando um motorista que não possui seguro bate no outro que possui cobertura.

Para que a situação possa ser resolvida, os dois condutores chegam a conclusão que o segurado é quem assumirá a culpa. Enquanto isso, o causador do acidente arca com o valor da franquia.

Seguro DPVAT

Por lei, o seguro DPVAT deve ser quitado anualmente, junto com a cota única ou a primeira parcela do IPVA.

Em síntese, o DPVAT faz a cobertura de danos pessoais causados por acidentes com veículos. A indenização é de até 13.500 reais por morte ou invalidez e reembolso de até 2.700 reais por despesas médicas.

A obrigatoriedade garante que as vítimas sejam sempre assistidas, independentemente de os responsáveis fugirem ou não de qualquer responsabilidade.

Porém, por fazer a cobertura de uma cadeia grande de eventos, muitas quadrilhas se aproveitam e obtém acesso ao benefício.

Em conclusão, viu como o mercado de seguros também está sujeito às fraudes? Ficar sempre atento é a melhor solução. Essas foram apenas exemplos de duas de várias modalidades existentes.

Gostou do conteúdo apresentado? Continue acompanhando o nosso site e as nossas redes sociais. Em caso de dúvida ou sugestão, entre em contato conosco!

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.