Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Entenda os termos de seguro mais utilizados

Home Blog Entenda os termos de seguro mais utilizados
Compartilhe:

Neste artigo vamos falar sobre os termos mais utilizados na área de seguros e explicar o significado deles. Para quem vai contratar um seguro pela primeira vez podem surgir dúvidas e esperamos saná-las.

Não é uma tarefa tão fácil quanto parece entender uma apólice de seguros e os textos que se referem a esse assunto, a falta de conhecimento das terminologias pode ocasionar em más escolhas e até mesmo ter dificuldades em acionar o seguro.

SUSEP

É o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro, sendo a agência reguladora das instituições financeiras de seguro. Todas as apólices recebem um número de identificação fornecido pela SUSEP.

Apólice

Quando a seguradora propõe um seguro, ela se responsabiliza por esse risco, pagando uma indenização caso ocorra o sinistro, a apólice é o documento que apresenta as regras e os valores que serão utilizados no momento da indenização.

Sinistro

Sinistro é basicamente quando você bate o seu carro de forma involuntária e tem um contrato que cobre colisões, por exemplo. O seguro atua no risco desse evento ocorrer. Do ponto de vista prático, a seguradora torna-se responsável por pagar uma determinada quantia caso aconteça.

Coberturas

É a designação genérica de quais riscos foram assumidos pela seguradora. No seguro de automóvel, é comum as seguradoras oferecem planos ou pacotes de contratação das coberturas. Por isso, ao comparar preços, o futuro segurado deve avaliar quais são as coberturas que estão sendo ofertadas na proposta.

Bônus

Desconto obtido na renovação do seguro, desde que não tenha havido nenhuma ocorrência de sinistro durante o período de vigência da apólice anterior, qualquer transferência de direitos ou obrigações, ou ainda qualquer interrupção no contrato de seguro.

Endosso

Existem diversos tipos de endosso: de substituição, de cancelamento, de alteração cadastral, entre outros. Emitido pela seguradora, é o documento que altera dados e condições de uma apólice, de comum acordo com o segurado. Até pode ter o início de vigência diferente do início da vigência da apólice, desde que respeitando sempre o termino da vigência atual.

Prêmio

Apesar do nome, prêmio se refere à quantia que o segurado tem de pagar para que a seguradora assegure os riscos do seguro e o pagamento da indenização. É importante que você efetue o pagamento do prêmio para não ocorrer o cancelamento do contrato.

Colisão

Ocorrência de sinistro relacionada ao seguro de automóvel: choque, batida ou abalroamento, sofrido ou provocado pelo veículo segurado.

Avaria

Danos causados ao bem segurado – no caso do seguro de automóvel, ao próprio veículo.

Contrato de seguro

É o acordo que determina a obrigação da companhia de seguros pagar determinada importância ao segurado no caso de ocorrência de um sinistro, enquanto o segurado deve pagar o prêmio. Na proposta, o candidato ao seguro fornece as informações necessárias para a avaliação do risco. Caso a seguradora opte pela aceitação, é emitida a apólice, formalizando o contrato.

Algumas palavras são gerais a todos os seguros, do auto ao de vida e existem as que dizem respeito a um tipo específico de seguro, porém, todos os termos são de conhecimento da corretora de seguros e a Moreira e Medeiros está a disposição para sanar qualquer dúvida que você tenha.

Entre em contato conosco pelos telefones (31) 3222-3025 ou (31) 98481-3909

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.