Fechar

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato para uma cotação.

Para você
Para sua empresa












Associação de proteção veicular e seguradora

Home Blog Associação de proteção veicular e seguradora
Compartilhe:

Os roubos e os furtos referentes a veículos crescem cada vez mais no país. Ficar atento a isso é bastante importante para você se resguardar e não sair no prejuízo. Portanto, é fundamental que o seu carro esteja bem protegido, até no momento em que ocorrer um acidente inesperado. Logo, é aí que entre a associação de proteção veicular e a seguradora.

Contratar uma empresa de seguros pode não ser uma tarefa tão simples, sem contar que nem todos os carros conseguem ser assegurados. Com base nessa dificuldade, que às vezes pode aparecer, ter uma alternativa ou um plano B é essencial.

Em síntese, saiba que os seguros convencionais não são a única maneira de deixar o seu automóvel protegido. Além das seguradoras, existem também as associações de proteção veicular. Esse artigo possui o objetivo de apresentar e mostrar pontos que divergem a associação de uma seguradora.

A associação de proteção veicular

Trata-se de um grupo de pessoas que fazem uma união e dividem em partes iguais, os sinistros que podem ocorrer com o seu carro. Alguns exemplos são furtos, roubos, batidas, alagamentos e queda de árvore.

É um método de proteção que está dentro do que rege a legislação e previsto na Constituição Federal, sendo que a prática das atividades exercidas pelas associações é livre e independente de interferência do Estado.

O que deve ser levado em consideração em relação à associação?

Contar com uma associação de proteção veicular pode ser uma opção mais econômica, porém a avaliação deve ser bem criteriosa antes da escolha, principalmente em relação a idoneidade e nível de confiança.

Logo, o ideal é pesquisar bastante sobre as cooperativas para ver o quanto a empresa é confiável. Outro fator importante é realizar a comparação de preços tanto entre cooperativas e seguradoras.

Quanto à cobertura, o ideal é analisar quais tipos de sinistros estão garantidos. É raro encontrar proteção veicular que oferece coberturas extras, como assistência 24 horas e outras opções.

Outro fator que requer bastante atenção é a checagem do tempo em que será atendido, caso precise. Dê preferência para atendimentos rápidos, dinâmicos e que evitam um longo período de espera. Também faça uma comparação dos benefícios que são oferecidos pelos contratos das associações.

A seguradora

É a empresa que irá assumir o risco e indenizar o segurado por qualquer tipo de dano, que possa ocorrer, de acordo com o que estava previsto no contrato. Assim, por exemplo, se você tiver o carro roubado ou algum outro tipo de sinistro que estiver na apólice, a seguradora arca com a indenização.

O que deve ser avaliado quanto a contratação do seguro auto?

O ponto principal que deve ser levado em considerado é o tipo de cobertura que pretende adquirir. Definitivamente, para a proteção efetiva do veículo, o seguro auto é mais recomendado. A pesquisa em relação às seguradoras também deve ser bastante apurada, para que dores de cabeça sejam evitadas e um serviço de qualidade seja adquirido.

Logo após os procedimentos em destaque, faça uma avaliação da cobertura em si. Analise o seu próprio perfil de motorista e as situações do cotidiano que resultam na utilização do serviço.

Outra opção é conversar diretamente com um corretor de seguros que seja inteiramente da sua confiança, com o objetivo de sanar todas as dúvidas antes de fechar a contratação do serviço.

As diferenças da associação de proteção veicular e seguradora

Talvez, a principal diferença entre uma associação e uma seguradora seja a apólice, documento de contrato de seguro. Trata-se de um certificado de obrigação. Em relação às associações, ela não é empregada, sendo que os próprios associados é que fazem o processo de divisão das despesas.

A associação também pode ser uma alternativa lucrativa em relação às seguradoras, já que não possuem fins lucrativos. Com isso, a proteção veicular acaba saindo em um preço mais reduzido.

Em contrapartida, as seguradoras carregam o peso de serem empresas sólidas e especializadas no segmento. Com isso, o serviço entregue pode ser mais efetivo e eficaz, independentemente do preço que será cobrado.

Saiba identificar se a associação de proteção veicular e a seguradora são confiáveis

Contar com um serviço de proteção veicular confiável é essencial. É importante que o prestador passe confiança e credibilidade. Tudo isso deve ser desempenhado dentro do que rege a legislação.

Para verificar se uma associação é realmente legal, ela deve ter um estatuto registrado em cartório que especifique de forma clara qual é a sua natureza associativa e qual é a sua finalidade.

Outro método de verificação é através do selo do “Reclame aqui”. É importante analisar se a associação responde aos questionamentos dos associados.

Em relação às seguradoras, para fazer a verificação do registro é necessário acessar o site da Susep e ir no item “Informações ao público”. Após, acesse “Mercado supervisionado” e “Entidades supervisionadas”. Na aba, o nome da empresa deve ser preenchido, com as opções de indicar o estado e o tipo de seguradora.

É importante você saber as diferenças de associação e seguradora. Cada uma possui a sua particularidade. Saber escolher é um processo que demanda tempo e atenção, pois é a proteção do seu veículo que está em questão. Portanto, seja criterioso durante o processo de pesquisa. Escolha o que for mais eficaz e vantajoso.

A Moreira e Medeiros disponibiliza outro artigo de comparação de serviços. Trata-se do “Qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros?”. Leia e saiba mais. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a nossa equipe.

Inscreva-se para novidades

Inscreva-se para novidades

Siga-nos nas redes sociais

Todos os direitos reservados a Moreira e Medeiros. Otimizado por Agência Dom | Marketing Digital.